terça-feira, 2 de novembro de 2010

Na escola

O que é Arte, Os objetivos segundo os PCNs, e o Plano de Estudos da Escola, A tendencia atual em Artes, Arte Urbana.

Projeto  Gentileza gera gentileza: (Arte urbana)
Música de Marisa Monte, vídeo no you tube,o que é gentileza,  exemplos de atitudes gentis, cartazes

Ninho de Pascoa

Participação na Convocatória de Arte Postal no Albano Hartz;Para isso estudamos como estava a nossa cidade e o que gostaríamos de modificá-la ...

Ida ao Centro de Cultura para assistirmos ao Espetáculo de Dança:"Quanto tempo o tempo tem".Espetáculo de alta qualidade realizado pela professora Áurea Feijó, do Atelier Livre.Depois do espetáculo,houve oprtunidade defalarcom a professora, o figurinista, o iluminador, os dançarinos,  fazendo perguntas sobre toda a montagem do espetáculo.

Dramatizações (rodas cantadas),  música e dança na sala de aula., no estilo show de talentos. Na sala, porque é o  nosso  palco é concorrido e há muito barullho e interferências já que o nosso pátio é superconcorrido.
Figurinos não dispomos, por falta de verba)

Imãs de geladeira para o Dia das mães

Pintura de bonecos e mascarasde MDF (doação para a escola)

Copa: Projeto Torcida Organizada (Parceria com os projetos): painéis,camiseta, apresentação de dança, leituras,  colares e bandeiras. Trabalho exposto na Fenac.
Depois que o Brasil perdeu, conversamos sobre o acontecimento e sobre ser torcedor brasileiro sempre,  torcendo por um Brasil melhor, lembrando que fazemos parte do time , que devemos jogar  a favor dele.
Então  fizemos os painéis: Eu continuo na torcida por um Brasil....

Folclore: Livros com dobraduras, recortes, colagens. Cantoria de rodas.

Sensiblização para a Semana Literária: Blog doParcão
Desenhos a partir das fotos do Parcão
Teatro:  Parcão envolvendo toda a escola : parceria Mara
Música: Viver (toda a escola)
Apoema (pintura e recorte)

Projetos em Parceria:
Tartaruga,  Gato, O menino e o passarinho


Finalização:

Instalações:

Eu visto esta camiseta 
(Eu tb http://amooparcaodenovohamburgo.blogspot.com/) 5ºs e 4ºsanos
E se fosse você!  (o menino e o passarinho) 4° ano 
N4, N5, 1º:Tá no muro
Habitat de quem? 2º e 3º

Conclusão:
Dificuldades de se fazer arte na rua. Uma profe sozinha não dá conta.
No passado comecei esse projeto com a parceria da profª Mara, mas foi cancelado. (A boca de lobo e os mil porquinhos) E também foi solicitado para que eu ensinasse a pintar dentro da linha, fazer margem, recortar, colar. fazer dobradura e que fizesse menos teatro, menos pintura  e menos dança.
Então esse ano tentei contemplar o pedido da coordenadora  e conciliar com o que é solicitado nos PCNs e  ensinado nos cursos de Arte na Escola do Governo Federal.
E ressalto que a motricidade fina para recorte, dobradura, pintura deve ser um trabalho constante em sala de aula para que seja um trabalho  efetivo.
Mas écalroqueeu tenho muitoaaprende! E esses cursos e encontros realizados sempre foram muito bons! Valem a pena.devem continuar.
 Pensotambém que deveria vir verbas  do governo direto para as aulas de artes! Ou o material...As aulas poderiam ser muito mais enriquecedoras.
E sempre que há parceria e inntersicplinaridade , como por exemplo no caso das Tartarugas, da Copa, Planetinha Água (da Rô no ano passado), 
ou quando se aprofunda mais o tema, como no caso do gentileza e do Parcão,  o trabalho artístico flui  muito mais criativo, solto. Os olhos das crianças brilham ! E esse brilho no olhar, não tem dinheiro que pague!
Obrigado a todos que fizeram parceria, que deram força, ouvidos, e motivação quando necessário!
Aos alunos: Vocês sempre  foram a razão de tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário